Vagas Remanescentes SISU 2019 – Requisitos, Inscrição e Datas

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma das plataformas educacionais mais concorridas do Brasil, com isto, acaba que muitos candidatos que se inscreveram não sejam selecionados nas chamadas regulares. Mas é preciso  se desanimar, pois ainda é possível conseguir uma bolsa de estudos no programa através das vagas remanescentes SISU 2019.

Esta é a chance perfeita para os retardatários que já estavam pensando em desistir, afinal, todos sabem que não é nada fácil conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior pública de qualidade através deste processo seletivo.

E se você deseja conhecer mais a respeito das vagas remanescentes do SISU, saiba que encontrou o artigo perfeito! Aqui você entenderá o que são estas vagas, como se inscrever, e como saber se foi contemplado para a tão sonhada vaga. Continue a leitura dos tópicos a seguir e tire as suas dúvidas!

O que são as Vagas Remanescentes SISU 2019?

Para quem ainda não tem conhecimento, as vagas remanescentes do SISU nada mais são aquelas que não foram preenchidas por alguns estudantes que foram aprovados no vestibular, no caso, não realizaram a matrícula em um determinado curso devido a algum motivo.

Isto pode envolver uma série de fatores, seja por esquecimento, vagas que sobraram de algum curso que não teve número suficiente de aprovados, ou até mesmo que vão surgindo ao longo dos semestres, que é o caso das desistências ou repetição. Muitas vezes são utilizadas para transferência entre cursos e instituições.

VAGAS REMANESCENTES SISU 2019

Se a sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não foi como você esperava, saiba que, graças as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada, a nota de corte de vários cursos acabam diminuindo. Mas é preciso se manter atento, pois esta é basicamente a sua última chance de garantir o ingresso em uma boa Faculdade Pública do estado.

Interessante, não é mesmo? E se você está se perguntando o que é preciso para se inscrever nestas vagas, o tópico abaixo te ajudará bastante. Acompanhe e não deixe nenhuma informação importante passar despercebida.

Quem pode se inscrever nas vagas Remanescentes?

Assim como ocorre com todos programas educacionais, para se inscrever é preciso atender a alguns requisitos,  pois assim fica mais fácil de estabelecer quem poderá ou não participar do processo de seleção. No caso das vagas remanescentes SISU 2019, as exigências são as seguintes:


  • Ter feito a prova do Exame Nacional do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior;

  • Ter alcançado nota superior à zero na redação do ENEM;

  • Ter participado do processo seletivo regular do primeiro semestre.

Estes requisitos são basicamente os mesmo para quem se inscreveu na primeira etapa do programa.

Depois de conferir os requisitos acima e perceber que está devidamente enquadrado em todos eles, chegou o momento de realizar a inscrição nas vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada. E no tópico seguinte você poderá entender melhor como funciona todo o processo.

Como participar das Vagas Remanescentes SISU?

Bom, primeiramente é preciso entender que as vagas remanescentes SISU 2019 são oportunidades que surgem quando você menos espera, portanto será necessário ficar atento. Neste caso, é interessante estar sempre acessando o site do programa para não deixar esta oportunidade escapar.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

A inscrição para vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada começam realmente através da lista de espera do programa. É inscrito nesta lista que o estudante está oficialmente concorrendo às vagas que surgirem. Compreenda melhor através do passo a passo que ensinaremos abaixo.

Vamos lá:

VAGAS REMANESCENTES SISU 2019


Passo 01. Primeiramente acesse o site oficial do Sisu (sisu.mec.gov.br).


Passo 02. Após a página carregar, informe os seus dados de login (número de inscrição ENEM/senha).


Passo 03. Em seguida acesse o boletim de desempenho. É nesta etapa que o estudante, através do botão de confirmação, deverá informar que deseja participar da lista de espera.


Passo 04. Aguarde a sua participação seja registrada e confirmada.


Pronto! Após realizar as ações mencionadas acima, bastará acompanhar todo o processo para saber se vai conseguir uma vaga. É muito importante acompanhar a lista de confirmação. Lembre-se que esta poderá ser sua última chance de ingressar no SISU 2019.

Mas, se ainda assim você não conseguir a vaga, não se desanime! Use toda a sua experiência obtida na última edição do ENEM para obter uma melhor pontuação na edição do ano seguinte. Com certeza você conseguirá ser convocado nas chamadas regulares do SISU.

Datas Vagas Remanescentes SISU 2019

VAGAS REMANESCENTES SISU 2019O Sistema de Seleção Unificada já apresentou o seu cronograma para o ano de 2019. Abaixo você poderá visualizar como que ficaram as datas de acordo com cada semestre.

Confira:


Primeiro Semestre:

29/01 a 01/02 – Período de inscrições. As notas de corte apresentadas nos dias 30,31 e 1 de fevereiro a partir de 0h;
02/02 – Divulgação do Resultado da chamada regular;
02/02 a 07/02 – Inscrição na Lista de Espera;
05/02 a 07/02 – Matrícula da chamada regular;
09/02 a 30/04 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.


Segundo semestre:

12/06 a 15/06 – Período de inscrições. Notas de corte serão apresentadas nos dias 13,14 e 15 de junho a partir de 0h;
18/06 – Divulgação do Resultado da chamada regular;
22/06 a 27/06 – Inscrição na Lista de Espera;
22/06 a 28/06 – Matrícula da chamada regular.


O Sistema de Seleção Unificada é um dos maiores programas educacionais do Brasil. Através dele é possível realizar cursos em instituições de ensino superior públicas de qualidade. E se você já participou do programa e pretende participar da lista de espera, utilize as nossas dicas e faça isso o mais rápido possível!

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto, faça um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. E não deixe de compartilhar também este artigo com algum conhecido que tem interesse em saber mais sobre as vagas remanescentes SISU 2019. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *