SITE DO SISU 2019 – SISU ALUNO, WWW.SISU.MEC.GOV.BR

O site do Sisu 2019 é o portal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), onde os participantes fazem as inscrições para as bolsas de estudos oferecidas por várias instituições públicas de ensino superior de todas as partes Brasil.

Através da nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer às vagas de bolsas de graduação em centenas de instituições espalhadas pelo país.

Todos os anos, milhões de estudantes participam do processo seletivo para concorrer as oportunidades ofertadas por meio do SISU 2019. No conteúdo a seguir, daremos dicas e informações sobre como você poderá realizar a sua participação no programa e conseguir uma bolsa de estudos no curso desejado!

Site do Sisu 2019

O site www.sisu.mec.gov.br oferece uma série de serviços para os participantes do Enem. É que através do sistema, é possível realizar a sua inscrição, acompanhar os resultados do processo seletivo e, ainda por cima, manifestar o interesse em participar da lista de espera, obtendo mais uma chance de conseguir entrar no curso desejado.

SITE DO SISU 2019

No conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre os serviços oferecidos no site do sistema. Confira:


[ícone su_list = “ícone: chevron-circle-right” icon_color = “#56858B”]
  • Sisu Inscrições
[/ Su_list]

As inscrições para o SiSu são abertas poucos dias depois da divulgação oficial das notas do Enem. O participante deverá acessar o site do sistema e utilizar as credenciais utilizadas no site do Inep Enem para se inscrever no sistema.

Nesse momento, o candidato deverá pesquisar as vagas, conferir as notas de corte Sisu que são exigidas pelos cursos e, então, realizar a seleção de duas opções de cursos, por ordem de prioridade.

Durante o período de inscrições até o encerramento das mesas será possível visualizar as notas de corte e a classificação parcial do participante. A inscrição é gratuita e não leva mais do que 5 minutos para ser realizada.

Para aqueles que gostaria de terem uma média em quais cursos tem chances de passar, há sites que funcionam como Mapas do Sisu. São sistemas de simulam os resultados dos candidatos através das notas do Enem. O simulador Sisu compara os resultados com as notas de corte do ano anterior com o ano vigente, à medida que as informações forem atualizadas e divulgadas no portal do MEC Sisu diariamente.


[ícone su_list =”ícone: chevron-circle-right” icon_color = “#56858B”]
  • Resultado Sisu
[/ Su_list]

O resultado parcial do Sisu pode ser visto durante o período de inscrições até o fechamento das mesmas. Depois disso, os candidatos deverão esperar o dia da divulgação oficial do resultado para saber se foram aprovados. Serão selecionados os candidatos concorrentes que possuírem as melhores avaliações.

Caso você seja um dos escolhidos, o Sisu entrará em contato pedindo para você confirmar a sua participação no curso desejado. Após essa comunicação, o participante terá um prazo para demonstrar interesse e efetuar a matrícula na instituição que está oferecendo o curso desejado.


[ícone su_list =”ícone: chevron-circle-right” icon_color = “#56858B”]
  • Sisu Aluno
[/ Su_list]

Se um participante não foi selecionado na chamada regular, não é para desanimar. Isso porque é possível demonstrar interesse em participar da lista de espera Sisu e, assim, ser convocado na segunda chamada.

Através do site do Sisu Aluno é possível acompanhar a sua inscrição para as listas de espera que demonstrou interesse. Para acessar o site, é preciso informar o seu número de inscrição e a senha utilizados para ter acesso ao  portal do Enem.


Como acessar o site do Sisu – www.sisu.mec.gov.br

Para acessar o site do Sisu, será preciso contar com uma boa conexão com a internet e um dispositivo, como computador ou notebook, para poder visualizar todas as informações adequadamente.

Através do site do Sisu é possível obter uma série de informações e serviços, como você pode ver no tópico anterior. Veja, a seguir, como acessar o site do sistema de duas formas diferentes:


[ícone su_list = “ícone: chevron-circle-right” icon_color = “#56858B”]
  • Google
[/Su_list]

SITE DO SISU 2019

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

A forma mais fácil de entrar no site do Sisu é por meio do buscador mais utilizado do mundo. Entre no site do Google e, no campo de buscas, digite: “Site Sisu” e clique em buscar. Visualize o resultado e clique na opção que possuir “.gov” no endereço.


[ícone su_list = “ícone: chevron-circle-right” icon_color = “#56858B”]
  • Navegador
[/Su_list]

SITE DO SISU 2019

Essa é a forma mais fácil de acessar o site do Mec Sisu do programa. Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço a seguir: sisu.mec.gov.br e clique em Ir. Espere alguns segundos para visualizar todas as informações da página.


Sisu como funciona a lista de espera

Se você não foi selecionado em nenhuma das opções na chamada regular, ou se foi selecionado para a segunda opção escolhida, ainda há chances de participar da lista de espera Sisu.

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Para participar da Lista de Espera, é necessário que o candidato acesse o seu boletim, na página do Sisu Mec, e manifeste o seu interesse atentando para o prazo especificado no cronograma divulgado no sistema.

Para os candidatos que passaram na segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula ou não, podem se candidatar também para a lista de espera Sisu 2019.

É importante frisar que a participação para concorrer a uma das vagas está limitada à primeira opção de curso do candidato.

O candidato precisa consultar o site do Sisu durante o período descrito no cronograma especificado no próprio sistema e, no boletim, realizar a confirmação do interesse em fazer parte da lista de espera Sisu 2019.

SISU 2019

É muito importante que o candidato se certifique de que a participação foi confirmada no site. Assim que for finalizado o interesse em participar da lista de espera, o sistema abrirá uma mensagem de confirmação. A convocação dos candidatos para efetivação das matrículas, após o resultado da lista de espera do Sisu, será feita pela Instituição.

É necessário que os candidatos acompanhem com a devida atenção, na instituição, as chamadas para a realização da matrícula.

Caso o candidato ainda possua dúvidas em relação a como acompanhar ou participar da lista de espera do Sisu, o mesmo poderá a acessar o site: sisu.mec.gov.br, se direcionar para a aba “tire suas dúvidas” e clicar em “Lista de Espera”. Todas as informações de como proceder e acompanhar estão disponibilizada também no sistema.

Como se inscrever no Sisu 2019

Para realizar a sua inscrição no Sisu, o candidato deverá conhecer o passo a passo necessário para realiza-lá com sucesso. Confira a seguir!

SITE DO SISU 2019


Passo 1: Terá que acessar a pagina do Sisu MEC, através do endereço www.sisualuno.mec.gov.br no período de inscrições. Em seguida, será necessário inserir o seu número de inscrição Sisu, a senha e a figura correspondente. Depois clique em “Entrar no site do Sisu”.


Passo 2: Nesse momento, o candidato deverá procurar pelos cursos desejados, visualizar os detalhes e escolher até duas opções por ordem de prioridade.


Passo 3: Depois de selecionar as opções, é preciso confirmar o interesse nos cursos. É possível mudar as opções enquanto as inscrições estiverem abertas. Caso seja selecionado, a instituição entrará em contato com o aluno dando um prazo e mais detalhes para o participante realizar a sua matrícula.


Como fazer login no Sisu Aluno

Para que o aluno possa acompanhar todo procedimento da seleção, deverá realizar o login no sistema, é muito prático e rápido, confira abaixo as instruções:

SITE DO SISU 2019


01. Para fazer o login no site do Sisu Aluno, o participante deverá acessar o endereço: www.sisualuno.mec.gov.br e esperar a página carregar.


02. Em seguida, deverá informar o número de inscrição e a senha utilizados para acessar o portal do Enem. Depois é só clicar em entrar e pronto!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *