SITE DO SISU 2019 – SISU ALUNO, WWW.SISU.MEC.GOV.BR

O site do Sisu 2019 é o portal onde os participantes fazem as inscrições para as bolsas de estudos oferecidas por várias instituições públicas de ensino superior de todas as partes Brasil.

Através da nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer às vagas de bolsas de graduação em centenas de instituições espalhadas pelo país.

Todos os anos, milhões de estudantes participam do processo seletivo para concorrer as oportunidades ofertas por meio do SISU 2019. No conteúdo a seguir, daremos dicas e informações sobre como você poderá realizar a sua participação no programa e conseguir uma bolsa de estudos no curso desejado!

Site do Sisu 2019

O site www.sisu.mec.gov.br oferece uma série de serviços para os participantes do Enem. É que através do sistema, é possível realizar a sua inscrição, acompanhar os resultados do processo seletivo e, ainda por cima, manifestar o interesse em participar da lista de espera, obtendo mais uma chance de conseguir entrar no curso desejado.

SITE DO SISU 2019

No conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre os serviços oferecidos no site do sistema. Confira:


  • Inscrição

As inscrições para o SiSu são abertas poucos dias depois da divulgação oficial das notas do Enem. O participante deverá acessar o site do sistema e utilizar as credenciais utilizadas no site do Inep Enem para se inscrever no sistema.

Nesse momento, o candidato deverá pesquisar as vagas, conferir as notas de corte que são exigidas pelos cursos e, então, realizar a seleção de duas opções de cursos, por ordem de prioridade.

Durante o período de inscrições até o encerramento das mesas será possível visualizar as notas de corte e a classificação parcial do participante. A inscrição é gratuita e não leva mais do que 5 minutos para ser realizada.


  • Resultado

O resultado parcial do Sisu pode ser visto durante o período de inscrições até o fechamento das mesmas. Depois disso, os candidatos deverão esperar a divulgação oficial do resultado para saber se foram aprovados. Serão selecionados os candidatos concorrentes que possuírem as melhores avaliações.

Caso você seja um dos escolhidos, o Sisu entrará em contato pedindo para você confirmar a sua participação no curso desejado. Após essa comunicação, o participante terá um prazo para demonstrar interesse e efetuar a matrícula na instituição que está oferecendo o curso desejado.


  • Sisu Aluno

Se um participante não foi selecionado na chamada regular, não é para desanimar. Isso porque é possível demonstrar interesse em participar da lista de espera Sisu e, assim, ser convocado na segunda chamada.

Através do site do Sisu Aluno é possível a companhar a sua inscrição para as listas de espera que demonstrou interesse. Para acessar o site, é preciso informar o seu número de inscrição e a senha utilizados para acessar o portal do Enem.


Como acessar o site do Sisu – www.sisu.mec.gov.br

Para acessar o site do Sisu, será preciso contar com uma boa conexão com a internet e um dispositivo, como computador ou notebook, para poder visualizar todas as informações adequadamente.

Através do site do Sisu é possível obter uma série de informações e serviços, como você pode ver no tópico anterior. Veja, a seguir, como acessar o site do sistema de duas formas diferentes:


  • Google

SITE DO SISU 2019

A forma mais fácil de entrar no site do Sisu é por meio do buscador mais utilizado do mundo. Entre no site do Google e, no campo de buscas, digite: “Site Sisu” e clique em buscar. Visualize o resultado e clique na opção que possuir “.gov” no endereço.


  • Navegador

SITE DO SISU 2019

Essa é a forma mais fácil de acessar o site do programa. Abra uma nova em seu navegador e digite o endereço a seguir: sisu.mec.gov.br e clique em Ir. Espere alguns segundos para visualizar todas as informações da página.


Como se inscrever no Sisu 2019

Para realizar a sua inscrição no Sisu, o candidato deverá conhecer o passo a passo necessário para realiza-lá com sucesso. Confira a seguir!

SITE DO SISU 2019


Passo 1: Terá que acessar o site através do endereço www.sisualuno.mec.gov.br no período de inscrições. Em seguida, será necessário inserir o seu número de inscrição, a senha e a figura correspondente. Depois clique em “Entrar no site do Sisu”.


Passo 2: Nesse momento, o candidato deverá procurar pelos cursos desejados, visualizar os detalhes e escolher até duas opções por ordem de prioridade.


Passo 3: Depois de selecionar as opções, é preciso confirmar o interesse nos cursos. É possível mudar as opções enquanto as inscrições estiverem abertas. Caso seja selecionado, a instituição entrará em contato com o aluno dando um prazo e mais detalhes para o participante realizar a sua matrícula.


Como fazer login no Sisu Aluno

Para que o aluno possa acompanhar todo procedimento da seleção, deverá realizar o login no sistema, é muito prático e rápido confira abaixo as instruções:

SITE DO SISU 2019


01. Para fazer o login no site do Sisu Aluno, o participante deverá acessar o endereço: www.sisualuno.mec.gov.br e esperar a página carregar.


02. Em seguida, deverá informar o número de inscrição e a senha utilizados para acessar o portal do Enem. Depois é só clicar em entrar e pronto!