SISUTEC 2019 – INSCRIÇÕES, WWW.SISUTEC.MEC.GOV.BR

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec 2019) é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa oferecer vagas gratuitas para cursos técnicos em instituições privadas e públicas de ensino superior e de educação profissional.

Essa é uma oportunidade perfeita para se especializar em alguma profissão, sendo ideal para jovens que desejam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho.

No conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre o programa e o que deve ser feito para conseguir uma vaga no curso desejado. Confira!

Como funciona o SISUTEC 2019?

As inscrições Sisutec são abertas, geralmente, duas vezes ao ano sempre no início de cada semestre letivo e possui uma única etapa de inscrição. Para quem fez a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não deseja realizar um curso de graduação, é possível se inscrever no Sisutec para realizar um curso de educação profissional.

SISUTEC 2019

No momento da inscrição Sisutec, o candidato deverá escolher até duas opções de cursos entre todas as vagas disponibilizadas no sistema oferecidas por instituições públicas e privadas de ensino superior e de ensino profissionalizante.

Os participantes deverão definir se desejam concorrer às vagas destinadas para os candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Ou, então, se desejam concorrer às vagas reservadas para negros, pardos e indígenas, estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

A seleção será feita a partir das melhores notas dos participantes que mostraram interesse nos cursos disponibilizados. Assim que o resultado for divulgado, o Sisutec fará uma lista de convocação onde os selecionados terão um prazo para confirmar o interesse em participar do curso desejado.

Quem pode se inscrever no Sisutec

SISUTEC 2019Basicamente, qualquer pessoa que tenha realizado a última edição do Enem pode participar das Sisutec inscrições e, assim, concorrer às vagas para os cursos gratuitos oferecidos pela instituição. Contudo, as vagas são direcionadas para as pessoas que cursaram o ensino médio em uma instituição de ensino da rede pública.

Os candidatos que estudaram em escola particular e que tenham cursado o ensino médio na condição de bolsista integral poderão selecionar a opção para concorrer às vagas sob os benefícios das políticas afirmativas disponibilizadas pelas instituições públicas e privadas.

Os demais concorrentes que não se enquadrarem nessas características deverão concorrer às vagas de ampla concorrência. É importante ressaltar que será necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha utilizados no Enem para poder realizar a inscrição Sisutec 2019 e, dessa maneira, concorrer às vagas para os cursos gratuitos.

Como se inscrever no SISUTEC

O período de inscrições vai do dia 29 de junho a 3 de julho e, para participar, os interessados deverão ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Antes de começar, a primeira coisa a ser feita é confirmar os dados para que o Sisutec possa entrar em contato com você, caso seja aprovado em um dos cursos selecionados.

Dito isso, veja, a seguir, todos os passos necessários para realizar a sua inscrição no programa:

SISUTEC 2019


Passo 1: Assim que as inscrições estiverem abertas, acesse o site do Sisutec por meio do endereço a seguir: www.sisutec.mec.gov.br e espere a página carregar.


Passo 2: Nesse momento, será necessário clicar em “Fazer Inscrição” e inserir o número de inscrição e a senha utilizados para entrar no sistema. Quando entrar, o candidato deverá selecionar duas opções de cursos, por ordem de prioridade, e depois escolher se deseja concorrer às vagas de ações afirmativas ou na ampla concorrência.


Passo 3: Agora será necessário confirmar os dados do curso escolhido para concorrer no sistema. Será preciso conferir os documentos necessários exigidos pela instituição para realizar a sua matrícula. Para finalizar, clique em “Confirmar minha inscrição”.


Passo 4: Ao entrar no site e clicar em “Minha Inscrição”, os participantes poderão acompanhar o andamento da inscrição realizada. Você poderá alterar as suas escolhas durante o período de inscrições. Mas é preciso ressaltar que o sistema levará em conta as últimas alterações realizadas.


Como consultar resultado do Sisutec

O resultado parcial para o Sisutec será divulgado durante o período de inscrições até o encerramento das mesmas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho e o da segunda chamada, uma semana depois, no dia 14 do mesmo mês.

Confira o passo a passo a seguir:


Passo 01: Para consultar o resultado, o participante deverá acessar o site do Sisutec: www.sisutec.mec.gov.br e logo após clicar em “Minha Inscrição”.


Passo 02: Lá será possível visualizar a sua posição e, assim, saber se foi um dos selecionados para um dos cursos escolhidos.


Passo 03: Caso não, será possível demonstrar interesse em figurar a lista de espera. Caso seja selecionado, o Sisutec entrará em contato com maiores detalhes.


Principais cursos Sisutec

Através do programa Sisutec, são ofertadas vagas de cursos técnicos e profissionalizantes. É possível encontrar vagas em faculdades públicas e privadas, universidades e centro universitários; escolas técnicas estaduais e municipais; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e em outras escolas técnicas privadas.

Uma das grandes vantagens de participar do Sisutec é que os cursos oferecidos são completos em áreas bem específicas e técnicas e assim que são concluídos, deixam o aluno preparado para conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho.

Veja abaixo os principais cursos do Sisutec:

  • Químicos;
  • Técnico em agronegócio;
  • Técnico em agropecuária;
  • Técnico em análises clínicas;
  • Técnico em computação gráfica;
  • Técnico em cuidados de idosos;
  • Técnico em edificações;
  • Técnico em eletromecânica;
  • Técnico em eletrotécnica;
  • Técnico em enfermagem;
  • Técnico em estética;
  • Técnico em farmácia;
  • Técnico em guia de turismo.
  • Técnico em informática para internet;
  • Técnico em informática;
  • Técnico em logística;
  • Técnico em massoterapia;
  • Técnico em mecânica;
  • Técnico em meio ambiente;
  • Técnico em nutrição e dietética;
  • Técnico em orientação comunitária;
  • Técnico em química;
  • Técnico em radiologia;
  • Técnico em reabilitação de dependentes;
  • Técnico em redes de computadores;
  • Técnico em segurança do trabalho.

É preciso lembrar que as inscrições do Sisutec são gratuitas, mas é muito importante que o candidato fique alerta aos prazos de resultado e matrícula. Todas as instituições parceiras possuem boas avaliações do MEC, por isso o processo é muito concorrido.

Através do nosso artigo você pode conferir como realizar todos procedimentos para se inscrever e poder concorrer a uma bolsa através do Sisutec 2019.

Se restou alguma dúvida, deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *