SITE DO SISU 2019 – SISU ALUNO, WWW.SISU.MEC.GOV.BR

O site do Sisu 2019 é o portal onde os participantes fazem as inscrições para as bolsas de estudos oferecidas por várias instituições públicas de ensino superior de todas as partes Brasil.

Através da nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer às vagas de bolsas de graduação em centenas de instituições espalhadas pelo país.

Todos os anos, milhões de estudantes participam do processo seletivo para concorrer as oportunidades ofertas por meio do SISU 2019. No conteúdo a seguir, daremos dicas e informações sobre como você poderá realizar a sua participação no programa e conseguir uma bolsa de estudos no curso desejado!

Site do Sisu 2019

O site www.sisu.mec.gov.br oferece uma série de serviços para os participantes do Enem. É que através do sistema, é possível realizar a sua inscrição, acompanhar os resultados do processo seletivo e, ainda por cima, manifestar o interesse em participar da lista de espera, obtendo mais uma chance de conseguir entrar no curso desejado.

SITE DO SISU 2019

No conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre os serviços oferecidos no site do sistema. Confira:


  • Inscrição

As inscrições para o SiSu são abertas poucos dias depois da divulgação oficial das notas do Enem. O participante deverá acessar o site do sistema e utilizar as credenciais utilizadas no site do Inep Enem para se inscrever no sistema.

Nesse momento, o candidato deverá pesquisar as vagas, conferir as notas de corte que são exigidas pelos cursos e, então, realizar a seleção de duas opções de cursos, por ordem de prioridade.

Durante o período de inscrições até o encerramento das mesas será possível visualizar as notas de corte e a classificação parcial do participante. A inscrição é gratuita e não leva mais do que 5 minutos para ser realizada.


  • Resultado

O resultado parcial do Sisu pode ser visto durante o período de inscrições até o fechamento das mesmas. Depois disso, os candidatos deverão esperar a divulgação oficial do resultado para saber se foram aprovados. Serão selecionados os candidatos concorrentes que possuírem as melhores avaliações.

Caso você seja um dos escolhidos, o Sisu entrará em contato pedindo para você confirmar a sua participação no curso desejado. Após essa comunicação, o participante terá um prazo para demonstrar interesse e efetuar a matrícula na instituição que está oferecendo o curso desejado.


  • Sisu Aluno

Se um participante não foi selecionado na chamada regular, não é para desanimar. Isso porque é possível demonstrar interesse em participar da lista de espera Sisu e, assim, ser convocado na segunda chamada.

Através do site do Sisu Aluno é possível a companhar a sua inscrição para as listas de espera que demonstrou interesse. Para acessar o site, é preciso informar o seu número de inscrição e a senha utilizados para acessar o portal do Enem.


Como acessar o site do Sisu – www.sisu.mec.gov.br

Para acessar o site do Sisu, será preciso contar com uma boa conexão com a internet e um dispositivo, como computador ou notebook, para poder visualizar todas as informações adequadamente.

Através do site do Sisu é possível obter uma série de informações e serviços, como você pode ver no tópico anterior. Veja, a seguir, como acessar o site do sistema de duas formas diferentes:


  • Google

SITE DO SISU 2019

A forma mais fácil de entrar no site do Sisu é por meio do buscador mais utilizado do mundo. Entre no site do Google e, no campo de buscas, digite: “Site Sisu” e clique em buscar. Visualize os resultados e clique na opção que possuir “.gov” no endereço.


  • Navegador

SITE DO SISU 2019

Essa é a forma mais fácil de acessar o site do programa. Abra uma nova em seu navegador e digite o endereço a seguir: sisu.mec.gov.br e clique em Ir. Espere alguns segundos para visualizar todas as informações da página.


Como se inscrever no Sisu 2019

Para realizar a sua inscrição no Sisu, o candidato deverá conhecer o passo a passo necessário para realiza-lá com sucesso. Confira a seguir!

SITE DO SISU 2019


Passo 1: Terá que acessar o site através do endereço www.sisualuno.mec.gov.br no período de inscrições. Em seguida, será necessário inserir o seu número de inscrição, a senha e a figura correspondente. Depois clique em “Entrar no site do Sisu”.


Passo 2: Nesse momento, o candidato deverá procurar pelos cursos desejados, visualizar os detalhes e escolher até duas opções por ordem de prioridade.


Passo 3: Depois de selecionar as opções, é preciso confirmar o interesse nos cursos. É possível mudar as opções enquanto as inscrições estiverem abertas. Caso seja selecionado, a instituição entrará em contato com o aluno dando um prazo e mais detalhes para o participante realizar a sua matrícula.


Como fazer login no Sisu Aluno

Para que o aluno possa acompanhar todo procedimento da seleção, deverá realizar o login no sistema, é muito prático e rápido confira abaixo as instruções:

SITE DO SISU 2019


01. Para fazer o login no site do Sisu Aluno, o participante deverá acessar o endereço: www.sisualuno.mec.gov.br e esperar a página carregar.


02. Em seguida, deverá informar o número de inscrição e a senha utilizados para acessar o portal do Enem. Depois é só clicar em entrar e pronto!


 

LISTA DE ESPERA SISU 2019 – SAIBA COMO FUNCIONA

Além da chamada regular, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) oferece a possibilidade dos participantes manifestarem interesse em integrar a lista de espera Sisu 2019 e, assim, ter uma segunda chance de conseguir a vaga em um dos cursos desejados. Caso você não tenha sido selecionado em um primeiro momento, não fique desanimado!

Muita gente acaba desistindo do curso e acaba escolhendo outro, e isso acaba gerando as vagas ociosas. O Sisu, por sua vez, realiza a segunda chamada para preencher as vagas remanescentes. E aí que você entra!

Para quem não foi chamado pela primeira vez, essa é uma oportunidade de outro de conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição de prestígio por meio do SiSu 2019. Saiba mais a seguir!

Como funciona a Lista de Espera Sisu 2019

A lista de Espera do Sisu é um recurso utilizado pelo sistema para ocupar as vagas remanescentes que não foram ocupadas pelos demais candidatos durante a primeira chamada. Isso acontece por diversos fatores, seja por desistência, pelo aumento da nota de corte entre outros fatores que podem fazer com que uma pessoa desista ou, simplesmente, escolha outro curso para fazer, deixando o que era “sua vaga” disponível para outros participantes.

LISTA DE ESPERA SISU 2019

Assim que a primeira chamada SiSu é realizada, os candidatos aprovados terão um prazo para confirmar o interesse no curso escolhido e para realizar a matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa de estudos. Quem não realizar essas ações dentro do período estipulado, perderá a chance de ocupar aquela vaga.

Dessa maneira, os participantes que desejam obter uma bolsa de estudos poderão demonstrar interesse em participar da Sisu lista de espera. Assim que rolar uma nova chamada, os participantes com as melhores notas serão convocados a preencherem as vagas que sobraram. E, então, terão um prazo para confirmar o interesse e realizar a matrícula na instituição que está ofertando o curso.

Como se inscrever na Lista de Espera Sisu

Os interessados que desejam participar da lista de espera do SiSu 2019 deverão ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tirado uma nota superior a zero na redação. Além disso, a lista é destinada para os participantes que não conseguiram ingressar no curso desejado durante a chamada regular.

Dessa maneira, podemos dizer que podem participar todos os participantes que não foram chamados em nenhuma das opções da primeira chamada, e aqueles que foram selecionados na segunda opção. Nessa situação, os candidatos poderão participar da lista de espera apenas para a primeira opção de curso.

Para participar, o candidato deverá:

LISTA DE ESPERA SISU 2019


Passo 01: Entrar no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) e, na opção “Meu boletim”,


Passo 02: Clicar na opção correspondente a lista de espera, presente logo abaixo do nome do curso.


Passo 03: Assim que a manifestação de interesse em integrar a lista de espera for realizada, o sistema enviará uma mensagem confirmando a sua participação.


Dessa forma, os selecionados deverão ir até a instituição realizar a sua matrícula dentro do prazo estabelecido.

Como consultar Resultado Sisu

O resultado do Sisu é divulgado através da lista de selecionados, geralmente divulgada no mês de Janeiro do ano posterior. Por exemplo, se você realizou o Enem na ultima edição e se inscreveu no Sisu , então o resultado sobre a sua inscrição será divulgada no final de Janeiro do mesmo ano.

Os resultados são divulgados na própria página do sistema e para acessá-lo, basta possuir uma boa conexão com a internet e um dispositivo, como um computador ou notebook, para visualizar essa informação.

Confira, a seguir, um passo a passo mostrando tudo que deve ser feito para consultar o resultado do Sisu 2019:

LISTA DE ESPERA SISU 2019


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e no campo de endereços, digite: sisu.mec.gov.br/ e aperte o Enter para carregar a página.


Passo 2: Em seguida, será necessário clicar na opção “Meu Boletim” e, depois disso, inserir o número de inscrição e a senha utilizados para acessar o Enem, além de indicar a imagem de segurança que está aparecendo. Depois de preencher todos os campos, clique em “Entrar no Sisu”.


Passo 3: Agora você poderá conferir o resultado do Sisu e se foi selecionado para o curso desejado. Caso não tenha sido, clique na opção para demonstrar interesse em participar da lista de chamada e espere pela segunda chamada.


Como efetuar matrícula

LISTA DE ESPERA SISU 2019Caso o participante tenha sido selecionado, ele terá um prazo para confirmar o seu interesse e realizar a matrícula no curso desejado na instituição que está oferecendo a bolsa de estudos.

A primeira coisa a ser feita é visualizar quais são os documentos necessários para efetuar a matrícula. Em seguida, o participante deverá ir até a instituição dentro do prazo estabelecido com os documentos em mãos e realizar a sua matrícula.

Assim que o candidato for selecionado pelo Sisu 2019, o sistema mandará uma mensagem dando todas as orientações necessárias para o candidato ingressar no curso pelo qual foi selecionado.


Desejamos boa sorte e que você conseguir obter a vaga através da lista de espera SiSu.

INSCRIÇÃO SISU 2019 – SAIBA COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

O processo do Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como inscrição SiSu 2019, é um programa administrado pelo Ministério da Educação (Mec). O sistema informatizado possibilita que instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil através do site.

Dessa maneira, quem fez a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá se inscrever no programa, desde que ela possua a pontuação necessária para concorrer as vagas no curso desejado.

Como muitos participantes do Enem realizam o exame para entrar em uma universidade de prestígio, no conteúdo a seguir trouxemos informações para sanar todas as suas dúvidas sobre as bolsas de estudos oferecidos por meio do SiSu 2019.

Requisitos para se inscrever no SISU

Basicamente, qualquer pessoa que tenha feito a última edição do Enem poderá realizar a sua inscrição do SiSu 2019, e, assim, concorrer a uma das bolsas de estudos ofertadas por centenas de universidades públicas em todo o país.

INSCRIÇÃO SISU 2019

Contudo, para se tornar apto a integrar ao SiSu, o candidato deverá:

  • Ter realizado o Enem;
  • Tirar uma nota superior a zero na redação.

É preciso, portanto, guardar a sua senha e o número de inscrição no Enem (o número de inscrição pode ser acessado no cartão de confirmação), pois essas informações serão necessárias para realizar a sua inscrição no sistema de seleção.

Cada curso presente no sistema possui uma nota de corte necessária para concorrer as vagas. Algumas instituições separam algumas vagas para políticas afirmativas, enquanto outras dão bônus em cima de sua nota de acordo com algumas características que podem ser visualizadas no próprio site do programa.

Inscrição Sisu 2019

As inscrições no SISU são gratuitas, não sendo necessário pagar nenhuma taxa para se inscrever, e só pode ser realizada no próprio site do sistema. As inscrições são abertas, geralmente, alguns dias depois da divulgação oficial das notas do Enem.

Os cursos podem exigir uma nota mínima para poder se inscrever, por isso é preciso pesquisar bastante os cursos para encontrar as melhores opções de acordo com a sua avaliação.

Confira, a seguir, um passo a passo mostrando todas as etapas para você se inscrever no SiSu:

INSCRIÇÃO SISU 2019


Passo 1: Quando as inscrições para o programa estiverem abertas, os participantes deverão acessar o site do SiSu através do endereço a seguir: sisu.mec.gov.br. Clique em se inscrever no botão que aparece no topo da página.


Passo 2: Na tela de inscrição os participantes deverão escolher até duas opções de cursos por ordem de prioridade. Ou seja, a primeira opção é aquele curso que você deseja muito fazer e, a segunda, aquele curso “secundário”, caso não passe pelo primeiro.

No próprio site do SiSu é possível visualizar todos os cursos disponibilizados, assim como suas notas de corte, especificações, detalhes e quais instituições estão oferecendo-os.


Passo 3: As notas de cortes e a classificação parcial serão divulgadas no final do ano. O participante poderá acompanhar as notas para avaliar suas chances de conseguir uma vaga no curso desejado. O resultado para a chamada final será divulgado em Janeiro do ano seguinte. Até lá, é possível mudar a opção do curso de acordo com as suas preferências.


Resultado Sisu 2019

O resultado do Sisu 2019 é divulgado, geralmente, no mês de Dezembro, e o programa abre as inscrições durante dois períodos do ano: sempre no início de cada semestre letivo. Para consultar o resultado parcial da seleção, o candidato deverá acessar o site do sistema.

Para ajudá-los nesse processo, veja a seguir algumas dicas sobre o que deve ser feito para saber do resultado de sua Sisu inscrição:

INSCRIÇÃO SISU 2019


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço do site do Sisu no campo indicado (sisu.mec.gov.br/sisu).


Passo 2: Assim que a página carregar, clique na opção “Ver meu boletim” e insira o número de inscrição do Enem da edição passada e a senha utilizada para acessar a Página do Participante no portal do Inep. Depois de preencher os campos com as informações solicitadas, clique na imagem indicada e depois em “Entrar no SiSu”.


Passo 3: Pronto! Agora será possível saber se a sua inscrição foi selecionada para os cursos desejados. Caso positivo, você será convocado na lista de chamada realizada no dia 26 de Janeiro. Caso negativo, é possível entrar na lista de espera e aguardar pela segunda chamada.


Como funciona Nota de Corte

Basicamente, as notas de corte são o limite mínimo para você poder se inscrever em um curso. Cada curso possui suas notas de corte, e o candidato precisa atingir esse limite mínimo para poder se inscrever.

INSCRIÇÃO SISU 2019

Quem possuir a maior avaliação conseguirá uma vaga e aqueles que atingirem as menores notas ficarão para a próxima chamada (caso houver desistência). Alguns cursos oferecem politicas afirmativas que dão bônus em notas para candidatos que se enquadrarem nessas políticas.


Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito da inscrição Sisu 2019 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos lhe responder o mias breve possível. Boa Sorte!!

O QUE É O SISU 2019 – SAIBA COMO SE INSCREVER

Muita gente está fará o Enem esse ano e não sabe o que é o SISU 2019. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame realizado anualmente e que reúne, em cada edição, milhões de participantes em toda edição.

Isso acontece, em grande parte, pelo fato de que a nota no Enem pode ser utilizada em programas do Governo Federal que concedem bolsas de estudos gratuitas para instituições públicas e privadas de ensino superior.

Um desses programas é o Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu. E no conteúdo a seguir você poderá conferir mais informações e as principais dúvidas acerca do programa.

O que é o SISU 2019?

O Sisu 2019 é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC), cujo o principal objetivo é permitir que instituições públicas de ensino superior possam oferecer bolsas de estudo em milhares de cursos de graduação em várias regiões do Brasil.

O QUE É O SISU 2019

Isso faz com que milhares de estudantes participem, todos os anos, dos processos seletivos que são organizados pelo sistema. Os candidatos com as melhores notas são os selecionados para as vagas. Quem não foi selecionado na primeira chamada, será possível participar da lista de espera.

Quem pode participar do SISU?

Qualquer pessoa que tenha realizado a última edição do Enem e ter tirado nota maior do que zero nas edições poderá se inscrever. É um programa criado para atender todos os participantes que realizam o Enem como uma forma de ingressar no ensino superior.

Até mesmo os candidatos que já tenham sido contemplando anteriormente por bolsas através do sistema poderão se inscrever. Contudo, a maioria dos cursos possuem notas mínimas para ingresso, então para os participantes que tiraram notas abaixo de 560, por exemplo, as chances de conseguir participar de um processo seletivo é bem difícil.

Como se inscrever no Sisu 2019

O período de inscrições Sisu 2019 é aberto alguns dias depois da divulgação do resultado oficial do Enem. A partir dessa data, as inscrições para o sistema são liberadas. E, como visto a seguir, qualquer pessoa que tenha realizado a última edição do Enem e tenha tirado uma nota superior a zero poderão se inscrever e participar do processo seletivo.

Confira a seguir todos os passos necessários para você se inscrever no Sisu:

O QUE É O SISU 2019


Passo 01. Entre no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) e depois clicar em “Fazer inscrição”. Nesse momento, será necessário informar o número da matrícula e a senha utilizados para acessar o resultado do Enem e, depois, clicar na figura correspondente. Quando preencher todos os campos, clique em “Entrar no Sisu”.


Passo 02. Agora será necessário pesquisar as opções e escolher até dois cursos, por ordem de prioridade. Antes de escolher, é aconselhável visualizar a nota de corte necessária para realizar a sua participação. Depois de realizar as escolhas, será necessário confirmar o interesse. Essas opções podem ser alteradas enquanto as inscrições estiverem abertas.


Passo 03. A divulgação do resultado é realizado em Janeiro e, caso tenha sido selecionado, o candidato deverá confirmar o interesse no curso e realizar a matrícula na instituição que está ofertando a bolsa de estudos.


Caso não tenha sido selecionado na primeira chamada, é possível demonstrar interesse em participa da lista de espera e assim obter uma nova chance.

Como funciona a nota de corte

O QUE É O SISU 2019A Sisu nota de corte dos cursos é estipulada de acordo com o número de pessoas interessadas e na dificuldade daquele curso. É por isso que muitos cursos possuem notas de corta baixas, enquanto outros, como medicina, odontologia, engenharia e veterinária, por exemplo, possuem notas de corte mais altas.

A nota de corte Sisu 2019 é atualizada diariamente e leva em consideração a média do número de participantes e da concorrência. Por isso é importante ficar de olho para se certificar que ainda possui chances de concorrer com a nota obtida no Enem.

Como consultar o resultado

O resultado do Sisu é divulgado no mês de Janeiro e podem ser visualizados no próprio site do sistema. O participante deverá acessar o portal, informando o seu número de inscrição e a senha utilizados para se cadastrar no Enem.

O QUE É O SISU 2019

Ao entrar no portal será possível visualizar o resultado. E caso o candidato tenha sido selecionado, o Sisu enviará uma mensagem e a instituição entrará em contato para dar um prazo e maiores orientações para o candidato realizar a sua matrícula.

Como funciona a lista de espera

A lista de espera Sisu 2019 funciona como um cadastro de pessoas interessadas em realizar determinados cursos, mas que não possuíram a avaliação necessária para serem selecionada nas chamadas regulares.

O QUE É O SISU 2019

Dessa forma, os participantes têm uma segunda chance de participar novamente no processo seletivo e concorrer as vagas.

Grande parte dos cursos ficam com vagas Sisu remanescentes, seja por conta de desistências ou pelo fato de alguns candidatos não terem realizado duas matrículas a tempo.

Essas informações são necessárias para qualquer pessoa saber e entender, definitivamente, o que é o Sisu 2019.

NOTA DE CORTE SISU 2019 – NOTAS, CURSOS E SIMULADOR

Todos os anos, milhares de estudantes fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de entrar em uma instituição de ensino superior de qualidade. Por conta disso, é preciso tirar uma boa avaliação no exame para conseguir uma nota de corte Sisu 2019 para conseguir preencher uma das vagas dos cursos desejados.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC) cujo as universidades públicas do Brasil podem ofertar bolsas de estudos para quem realizou a última edição do Enem.

Se esse é o seu caso, continue lendo para visualizar todas as dicas e informações que separamos para você no conteúdo a seguir!

O que é a nota de corte Sisu 2019?

A Sisu nota de corte é, basicamente, a nota mínima exigida para um candidato se inscrever em um curso e, assim, participar do processo seletivo para as vagas disponibilizadas. Por exemplo, a maioria das instituições exigem uma avaliação mínima para os cursos oferecidos pelo programa.

NOTA DE CORTE SISU 2019

Para entrar em um curso de medicina em uma instituição de renome, o candidato terá que tirar uma avaliação acima de 700 pontos. Contudo, as instituições podem adotar os seus próprios pesos para selecionar os candidatos para os cursos oferecidos.

Se uma instituição atribuir um peso 2 para a matéria de Matemática e suas tecnologias para um curso de medicina, por exemplo, a Sisu 2019 nota de corte será atualizada e levará em consideração a pontuação que os candidatos tiraram nessa matéria.

Os pontos mínimos para as notas de corte são atualizadas todos os dias, durante as madrugadas. Por isso é importante ficar de olho a todo momento durante o período de inscrição, pois a nota mínima para o curso desejado pode ser alterado conforme as necessidades da instituição que está ofertando o curso.

Como funciona a classificação parcial

Assim que o participante realizar a sua inscrição Sisu, ele poderá acompanhar a sua classificação parcial para o curso escolhido. O resultado parcial leva em consideração todas as notas dos candidatos que se inscreveram naquela opção, sendo calculada toda vez que um candidato se inscrever no curso ou desistir de concorrer pelo mesmo.

Dessa forma, podemos dizer que a classificação parcial é uma referência que pode ser consultada pelos participantes durante o período de Sisu 2019 inscrições. Quando o período de inscrições terminar, a lista de selecionados será divulgado e, assim, a classificação geral de todas as pessoas que concorreram às bolsas de estudos.

Lembrando que as melhores classificações são baseadas nos resultados obtidos na última edição do Enem e o peso atribuído as matérias pela instituição/curso escolhido.

Como simular a nota de corte Sisu

NOTA DE CORTE SISU 2019Para simular a nota de corte para o Sisu, o candidato terá que fazer alguns cálculos ou, então, utilizar uma ferramenta que faz a simulação de forma automática. A questão é que cada universidade oferece um peso diferente para as matérias e para saber o valor desse peso, só acessando os editais de cada instituição.

Contudo, há uma forma simples de realizar a simulação. Pegue todas as suas notas das seguintes provas do Exame:

  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Agora basta que você some-as. Pegue o valor total e divida-o por 5. Pronto, você obterá uma média simples que te dará uma base sobre a sua nota de corte.

A outra dica é utilizar um simulador de notas disponibilizado na internet. No site do “Quero Bolsa” é possível realizar essa simulação. Confira, a seguir, como fazer a sua também:


Passo 01: Entre no site do QueroBolsa através desse link: https://querobolsa.com.br/programas-do-governo e espere a página carregar;


Passo 02. Em seguida, insira o curso pretendido, a nota obtida na última edição do Enem, a cidade e um endereço de e-mail válido. Depois de preencher todos os campos, clique em “Consultar”.


Passo 03. Dentro de poucos segundos o sistema mostrará uma lista de universidades que será possível concorrer as vagas para o curso desejado de acordo com as informações que você informou.


Como Consultar o Sisu Resultado 2019

O resultado Sisu 2019 é divulgado, geralmente, a partir do mês de Janeiro, quando a sistema começa a fazer a lista de chamado para os primeiros selecionados. Para consultar o seu resultado, confira as dicas a seguir:

NOTA DE CORTE SISU 2019


Passo 01. Acesse o site do SiSu: www.sisu.mec.gov.br e espere a página carregar totalmente. Em seguida, é possível visualizar uma série de informações importantes acerca do processo seletivo.


Passo 02. Clique em “Ver Boletim” e, depois disso, informe o seu número de inscrição e a senha utilizados para entrar no site do Enem. Depois clique em “Entrar no Sisu” e espere.


Pronto! Nessa página é possível consultar o resultado e visualizar em qual posição você ficou nos cursos desejados. Caso você tenha passado no processo seletivo, a instituição que está oferecendo o curso desejado entrará em contato dando mais detalhes sobre a ocupação da vaga.

SISUTEC 2019 – INSCRIÇÕES, WWW.SISUTEC.MEC.GOV.BR

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec 2019) é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa oferecer vagas gratuitas para cursos técnicos em instituições privadas e públicas de ensino superior e de educação profissional.

Essa é uma oportunidade perfeita para se especializar em alguma profissão, sendo ideal para jovens que desejam capacitar-se para ingressar no mercado de trabalho.

No conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre o programa e o que deve ser feito para conseguir uma vaga no curso desejado. Confira!

Como funciona o SISUTEC 2019?

As inscrições Sisutec são abertas, geralmente, duas vezes ao ano sempre no início de cada semestre letivo e possui uma única etapa de inscrição. Para quem fez a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não deseja realizar um curso de graduação, é possível se inscrever no Sisutec para realizar um curso de educação profissional.

SISUTEC 2019

No momento da inscrição Sisutec, o candidato deverá escolher até duas opções de cursos entre todas as vagas disponibilizadas no sistema oferecidas por instituições públicas e privadas de ensino superior e de ensino profissionalizante.

Os participantes deverão definir se desejam concorrer as vagas destinadas para os candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Ou, então, se desejam concorrer as vagas reservadas para negros, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

A seleção será feita a partir das melhores notas dos participantes que mostraram interesse nos cursos disponibilizados. Assim que o resultado for divulgado, o Sisutec fará uma lista de convocação onde os selecionados terão um prazo para confirmar o interesse em participar do curso desejado.

Quem pode se inscrever no Sisutec

SISUTEC 2019Basicamente, qualquer pessoa que tenha realizado a última edição do Enem pode participar das Sisutec inscrições e, assim, concorrer as vagas para os cursos gratuitos oferecidos pela instituição. Contudo, as vagas são direcionadas para as pessoas que cursaram o ensino médio em uma instituição de ensino da rede pública.

Os candidatos que estudaram em escola particular tenham cursado o ensino médio na condição de bolsista integral poderão selecionar a opção para concorrer as vagas sob os benefícios das políticas afirmativas disponibilizadas pelas instituições públicas e privadas.

Os demais concorrentes que não se enquadrarem nessas características deverão concorrer as vagas de ampla concorrência. É importante ressaltar que será necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha utilizados no Enem para poder realizar a inscrição Sisutec 2019 e, dessa maneira, concorrer as vagas para os cursos gratuitos.

Como se inscrever no SISUTEC

O período de inscrições vai do dia 29 de junho a 3 de julho e, para participar, os interessados deverão ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Antes de começar, a primeira coisa a ser feita é confirmar os dados para que o Sisutec possa entrar em contato com você, caso seja aprovado em um dos cursos selecionados.

Dito isso, veja, a seguir, todos os passos necessários para realizar a sua inscrição no programa:

SISUTEC 2019


Passo 1: Assim que as inscrições estiverem abertas, acesse o site do Sisutec por meio do endereço a seguir: www.sisutec.mec.gov.br e espere a página carregar.


Passo 2: Nesse momento, será necessário clicar em Fazer Inscrição e inserir o número de inscrição e a senha utilizados para entrar no sistema. Quando entrar, o candidato deverá selecionar duas opções de cursos, por ordem de prioridade, e depois escolher se deseja concorrer as vagas de ações afirmativas ou na ampla concorrência.


Passo 3: Agora será necessário confirmar os dados do curso escolhido para concorrer no sistema. Será preciso conferir os documentos necessários exigidos pela instituição para realizar a sua matrícula. Para finalizar, clique em “Confirmar minha inscrição”.


Passo 4: Ao entrar no site e clicar em “Minha Inscrição” os participantes poderão acompanhar o andamento da inscrição realizada. Você poderá alterar as suas escolhas durante o período de inscrições. Mas é preciso ressaltar que o sistema levará em conta as últimas alterações realizadas.


Como consultar resultado do Sisutec

O resultado parcial para o Sisutec será divulgado durante o período de inscrições até o encerramento das mesmas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de Julho e o da segunda chamada, uma semana depois, no dia 14 do mesmo mês.

Confira o passo a passo a seguir:


Passo 01: Para consultar o resultado, o participante deverá acessar o site do Sisutec: www.sisutec.mec.gov.br e logo após clicar em “Minha Inscrição”.


Passo 02: Lá será possível visualizar a sua posição e, assim, saber se foi um dos selecionados para um dos cursos escolhidos.


Passo 03: Caso não, será possível demonstrar interesse em figurar a lista de espera. Caso seja selecionado, o Sisutec entrará em contato com maiores detalhes.


Através do nosso artigo você pode conferir como realizar todos procedimentos para se inscrever e poder concorrer a uma bolsa através do Sisutec 2019.

Se restou alguma dúvida, deixe-a nos comentários pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

RESULTADO SISU 2019 – SAIBA QUANDO SAI O RESULTADO

O resultado SiSu 2019 é um dos momentos mais esperados por aqueles que estão concorrendo a uma das bolsas de estudos oferecidos através do sistema. O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que permite que diversas instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas nos mais variados cursos.

Depois que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser utilizado como vestibular nas principais instituições de ensino superior do país, milhares de estudantes realizam o exame com o intuito de conseguir uma bolsa de estudos.

Se você é uma dessas pessoas, então continue lendo para entender como funciona o sistema e o que deve ser feito para conseguir a vaga no curso desejado através do Sisu resultado.

Como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Governo Federal, administrado pelo MEC, que oferta diversas vagas gratuitas para cursos superiores nas principais universidades públicas do Brasil.

Após a divulgação do resultado do Enem, as inscrições para o programa são abertas e, com isso, a oferta para milhares de vagas para diferentes cursos de graduação são disponibilizadas para os participantes do programa. O período de inscrições é aberto duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo, e deve ser realizada exclusivamente através do site do SiSu.

RESULTADO SISU 2019

No momento da inscrição, o candidato deverá utilizar o número de inscrição e a senha utilizada para acessar a Página do Participante do Enem, no site do Inep. Ao acessar o Sisu e realizar a sua inscrição, o participante deverá escolher até duas opções de cursos, por ordem de prioridade.

Até a finalização do período de inscrição é possível modificar as suas escolhas. Mas é importante ressaltar é que a última inscrição é a que vale, então é preciso prestar bastante atenção quando for selecionar o curso desejado.

Os candidatos selecionados para as vagas disponíveis serão aqueles que tiraram as melhores notas no Enem e serão convocados na primeira chamada. Quem não passou poderá manifestar o interesse em participar da lista de espera.

Como consultar o Resultado SISU 2019

Os resultados são divulgados no mês de Dezembro. A lista de chamada definitiva, por sua vez, no mês de janeiro do ano seguinte. Então se você vai realizar a edição do Enem 2019 e se inscrever no SiSu, provavelmente será convocado para o curso escolhido em Janeiro de 2020, na primeira chamada, caso tenha atingido a nota mínima e tenha sido selecionado.

O resultado do SiSu pode ser consultado através da internet, por meio do site do sistema. Para ajudá-los, elaboramos um passo a passo bem simples de ser executado.

Confira a seguir o passo a passo para consultar o Sisu resultado:

RESULTADO SISU 2019


Passo 1: Acesse o site oficial do SISU através desse endereço: www.sisu.mec.gov.br.


Passo 2: Quando a página carregar totalmente, clique em “Ver meu Boletim”. Em seguida, será necessário informar o seu número de inscrição e a senha utilizados no Enem. Depois de preencher todos os campos, clique em “Entrar no SiSu”.


Passo 3: Pronto! Agora você poderá visualizar a sua classificação parcial para os cursos escolhidos. Caso você tenha sido selecionado, o seu nome será mencionado na lista de chamada e, então, o candidato terá um prazo para confirmar o interesse no curso selecionado.


Nota de Corte SISU 2019

A nota de corte do Sisu, de maneira resumida, é a nota mínima exigida pelos cursos disponibilizados no sistema. Algumas universidades poderão escolher pesos diferentes para as notas obtidas nas áreas de conhecimento do Enem, por isso é preciso pesquisar bastante os cursos oferecidos para saber se as suas notas são compatíveis com o curso desejado.

RESULTADO SISU 2019

As notas de corte são atualizadas toda madrugada durante o período de inscrições. Basicamente, as melhores notas ocuparão as vagas em ordem. Contudo, o SiSu separa 50% das vagas disponíveis para estudantes que realizaram o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino, e que preferencialmente sejam negros, pardos ou indígenas.

Contudo, é importante ressaltar que nem sempre a nota obtida através do Enem será o critério para atingir a nota de corte. Por exemplo, se um curso de Medicina atribuir um peso 2 a prova de Matemática e suas Tecnologias, a plataforma fará um novo cálculo e a sua nota de corte será mudada de acordo com as novas exigências.

Lista de espera SISU

A lista de espera do SiSu é uma ferramenta que pode ser utilizada para todos os participantes que não foram convocados nas chamadas regulares. Dessa forma, se você se inscreveu em um curso e não foi chamado, poderá demonstrar interesse em participar da lista.

RESULTADO SISU 2019

Se algum candidato não confirmar o interesse ou desistir da vaga, o Sisu fará o chamado dos participantes com as melhores avaliações na lista. A participação da lista é restrita apenas para a primeira opção de curso.


Você que está querendo saber quando sai o resultado SISU 2019, não deixe se seguir as dicas informadas nesse conteúdo, se ficou alguma dúvida pendente deixe-á nos comentários, pois assim que possível iremos dá um retorno.  Nós desejamos boa sorte!

SISU 2019 – Inscrições, Resultado, Notas de Corte, Lista de Espera

O momento importante de todos os estudantes é o ingresso no ensino superior pois será onde destinará o futuro profissional de cada um, e graças a os investimentos do governo com a criação dos programas esses estudantes poderão contar com o SISU 2019.

Para alguns, participar do programa está sendo uma experiência nova e ainda não sabem qual o objetivo  do mesmo e como devem fazer para está entre os selecionados para concorrerem as vagas disponíveis.

Você que pretende participar da seleção do SISU, deverá prestar atenção nas informações que esse artigo estará disponibilizando para você, e ficar por dentro do que é necessário para garantir sua vaga. Confira Agora!

O que é o SISU 2019?

O SISU é uma especie de plataforma online desenvolvida em 2009 pelo Ministério da Educação brasileiro, que é utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

SISU 2019

Servindo para os alunos se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente esse programa, com uma certa porcentagem de suas vagas, a nota do Enem substitui alguns vestibulares como forma de ingresso nessas instituições.

O SISU 2019 ocorre duas vezes ao ano e o candidato tem direito a escolher até duas opções de curso, podendo fazer alterações durante o período de inscrições.

Inscrições SISU 2019

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição, onde o candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa educacional.

A inscrição SISU 2019 deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha cadastrados no Enem. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem.

Para participar das inscrições SISU você deverá acompanhar os seguintes passos:

SISU 2019


Passo 01: Com o período de inscrições aberto, acesse o site (sisu.mec.gov.br).


Passo 02: Informe os dados solicitados (número de inscrição e senha) para acessar a sua página do participante no Sisu.


Passo 03: Após isto, o candidato terá duas opções de curso para realizar inscrição. Selecione as áreas que deseja concorrer nas devidas instituições e aguarde o resultado.


Pronto, agora basta que o candidato confira a nota de corte SISU 2018 de cada área seja divulgada para comparar com a sua nota do Enem.

Caso a sua nota esteja mais baixa que a nota de corte, você poderá estar escolhendo outra opção de curso que esteja mais acessível dentro do prazo estabelecido.

Resultado SISU

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu 2019 em cada curso, por modalidade de concorrência.

O resultado Sisu 2019 poderá ser consultado no seu Boletim de Acompanhamento, no portal, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

SISU 2019

Optando consultar resultado SISU pelo site você deverá:

  • Abrir o site do SISU MEC através do endereço sisualuno.mec.gov.br;
  • Dentro dele informe o seu número de inscrição;
  • Em seguida sua senha cadastrada na hora da inscrição;
  • Realize o login.

Após está logado você poderá visualizar seu SISU resultado 2019.

Nota de Corte

Muitos participantes ainda não sabem como funciona o método da nota de corte do SISU, pois  é a menor nota do Enem necessária para entrar naquela vaga criada para suprir o candidato no acompanhamento do processo de seleção.

SISU 2019

As notas de corte SISU 2019 são calculadas automaticamente pelo programa e os candidatos podem escolher 2 opções de cursos para estar se inscrevendo.

Enquanto estiverem abertas as SISU inscrições, os candidatos irão poder realizar consultar a nota de corte e dependendo da nota o participante pode seguir disputando aquela vaga, ou tem a opção de  tentar outro tipo de curso.

Lista de Espera SISU

A lista de espera é uma segunda chance para os candidatos não selecionados na chamada regular do SiSU, e além desses podem participar da lista os candidatos que foram selecionados para a segunda opção, mesmo se já tiverem feito matrícula.

SISU 2019

Para poder participar da lista de espera SISU 2019 o candidato deve está acompanhando e acessar o sistema durante o período que será especificado pelo programa através do cronograma.

No seu boletim, você deverá  clicar no ícone que corresponde o interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Para acompanhar a convocação da lista é importante que os participantes estejam ciente  das convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse, pois a convocação para a matricula cabe as próprias instituições.


As vagas disponibilizadas pelo programa são bastantes concorridas e nesse artigo trouxemos para você alguns informações e dicas importantes para que você possa sair na frente de seus concorrentes, mas o importante mesmo é tirar uma boa pontuação no ENEM então comece a se preparar o quanto antes.

Se ficou alguma dúvida pendente em relação ao SISU 2019 deixe-a nos comentários que assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!