SISU 2019 – Inscrições, Resultado, Notas de Corte, Lista de Espera

O momento importante de todos os estudantes é o ingresso no ensino superior, pois será onde destinará o futuro profissional de cada um, e, graças aos investimentos do governo com a criação dos programas, esses estudantes poderão contar com o SISU 2019.

Para alguns, participar do programa está sendo uma experiência nova e ainda não sabem qual o objetivo do mesmo e como devem fazer para estar entre os selecionados e concorrerem às vagas disponíveis.

Você que pretende participar da seleção do SISU deverá prestar atenção nas informações que este artigo estará disponibilizando para você, e ficar por dentro do que é necessário para garantir sua vaga. Confira agora!

O que é o SISU 2019?

O SISU é uma espécie de plataforma online desenvolvida em 2009 pelo Ministério da Educação brasileiro, que é utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

SISU 2019

Servindo para os alunos se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente esse programa, com uma certa porcentagem de suas vagas, a nota do Enem substitui alguns vestibulares como forma de ingresso nessas instituições.

O SISU 2019 ocorre duas vezes ao ano e o candidato tem direito a escolher até duas opções de curso, podendo fazer alterações durante o período de inscrições.

Assim que abrem as inscrições para o SISU, é preciso ser rápido. O processo seletivo fica poucos dias no ar. Como a concorrência é grande, quanto antes você chegar, melhor.

Inscrições SISU 2019

O processo seletivo do SISU possui uma única etapa de inscrição, onde o candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa educacional.

A inscrição SISU 2019 deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha cadastrados no Enem. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem.

Para participar das inscrições SISU você deverá acompanhar os seguintes passos:

SISU 2019


Passo 01: Com o período de inscrições aberto, acesse o site (sisu.mec.gov.br).


Passo 02: Informe os dados solicitados (número de inscrição e senha) para acessar a página do participante no SiSU.


Passo 03: Após isto, o candidato terá duas opções de curso para realizar inscrição. Selecione as áreas que deseja concorrer nas devidas instituições e aguarde o resultado.


Pronto, agora basta que o candidato confira a nota de corte do SISU 2019 divulgada, de cada área, para que possa comparar com a sua nota do Enem.

Caso a sua nota esteja mais baixa que a nota de corte, você poderá escolher outra opção de curso que esteja mais acessível dentro do prazo estabelecido.

Resultado SISU

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona, automaticamente, os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu 2019 em cada curso, por modalidade de concorrência.

O resultado Sisu 2019 poderá ser consultado no seu Boletim de Acompanhamento, no portal, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

SISU 2019

Optando consultar o resultado SISU pelo site você deverá:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Abrir o site do SISU MEC através do endereço sisualuno.mec.gov.br;
  • Dentro dele, informar o seu número de inscrição;
  • Em seguida, informe sua senha cadastrada na hora da inscrição;
  • Realize o login.

Após estar logado, você poderá visualizar seu SISU resultado 2019.

Nota de Corte

Muitos participantes ainda não sabem como funciona o método da nota de corte do SISU, pois  é a menor nota do Enem necessária para entrar naquela vaga criada para suprir o candidato no acompanhamento do processo de seleção. Porém, a nota de corte não serve como garantia de que a vaga será sua.

Explicamos melhor: se a nota de corte de um curso de Engenharia oferecido pelo SISU é 700, por exemplo, isso significa que sua média do Enem deve ser igual ou superior a 700 para você ter mais chances de conseguir uma vaga.

Assim, a nota de corte é um valor aproximado da nota que você precisa obter para ser aprovado.

SISU 2019

As notas de corte do SISU 2019 são calculadas automaticamente pelo programa e os candidatos podem escolher 2 opções de cursos.

Enquanto estiverem abertas as inscrições do SISU, os candidatos poderão consultar a nota de corte e, dependendo da nota, o participante pode seguir disputando a vaga ou tem a opção de tentar outro tipo de curso.

Os estudantes que fizeram o ENEM em 2018 e estão interessados em conhecer as notas de corte SISU 2019 podem pesquisar sites que disponibilizam simuladores do SISU para que tenham uma ideia de quais são os melhores cursos e faculdades de acordo com sua nota.

Edital SISU 2019

O edital reúne as informações principais, inclusive como funciona a seleção. Por exemplo, ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, as duas opções entre as vagas.

Neste caso, podem ser as vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas e destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

No Edital SISU 2019 é possível saber também sobre o prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga. Além disso, o edital trará a informação de quais documentos serão exigidos. Veja alguns:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante de renda familiar bruta;
  • Documento de alistamento militar (para o sexo masculino);
  • Documento de identificação, como carteira de identidade, carteira de trabalho, etc.;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Título de eleitor, caso seja maior de 18 anos.

O edital do SISU 2019 ainda não foi divulgado. Você deve ficar atento para não perder as atualizações deste artigo.

Lista de Espera SISU

A lista de espera é uma segunda chance para os candidatos não selecionados na chamada regular do SISU, e além desses podem participar da lista os candidatos que foram selecionados para a segunda opção, mesmo se já tiverem feito matrícula.

SISU 2019

Para poder participar da lista de espera do SISU 2019 o candidato deve acompanhar e acessar o sistema durante o período que será especificado pelo programa através do cronograma.

No seu boletim, o candidato deverá clicar no ícone que corresponde o interesse em participar da lista de espera do SISU.

Para acompanhar a convocação da lista é importante que os participantes estejam cientes das convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse, pois a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições.


As vagas disponibilizadas pelo programa são muito concorridas e neste artigo trouxemos algumas informações e dicas importantes para que você possa sair na frente de seus concorrentes, mas o importante mesmo é tirar uma boa pontuação no ENEM, então comece a se preparar o quanto antes.

Se ficou alguma dúvida pendente em relação ao SISU 2019 deixe-a nos comentários que assim que possível iremos te responder. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *