RESULTADO SISU 2019 – SAIBA QUANDO SAI O RESULTADO

O resultado SiSU 2019 é um dos momentos mais esperados por aqueles que estão concorrendo a uma das bolsas de estudos oferecidos através do sistema. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que permite que diversas instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas nos mais variados cursos.

Depois que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser utilizado como vestibular, nas principais instituições de ensino superior do país, milhares de estudantes realizam o exame com o intuito de conseguir uma bolsa de estudos.

Se você é uma dessas pessoas, então continue lendo para entender como funciona o sistema e o que deve ser feito para conseguir a vaga no curso desejado através do Sisu resultado.

Como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Governo Federal, administrado pelo MEC, que oferta diversas vagas gratuitas para cursos superiores nas principais universidades públicas do Brasil.

Após a divulgação do resultado do Enem, as inscrições para o programa são abertas e, com isso, a oferta para milhares de vagas para diferentes cursos de graduação são disponibilizadas para os participantes do programa. O período de inscrições é aberto duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo, e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site do SiSU.

RESULTADO SISU 2019

No momento da inscrição, o candidato deverá utilizar o número de inscrição e a senha utilizada para acessar a Página do Participante do Enem, no site do Inep. Ao acessar o SiSU e realizar a sua inscrição, o participante deverá escolher até duas opções de cursos, por ordem de prioridade.

Até a finalização do período de inscrição é possível modificar as suas escolhas, mas é importante ressaltar que a última inscrição é a que vale, por isso é preciso prestar bastante atenção quando for selecionar o curso desejado.

Os candidatos selecionados para as vagas disponíveis serão aqueles que tiraram as melhores notas no Enem e serão convocados na primeira chamada. Quem não passou poderá manifestar o interesse em participar da lista de espera.

Como consultar o Resultado SISU 2019

Os resultados são divulgados no mês de dezembro. A lista de chamada definitiva, por sua vez, no mês de janeiro do ano seguinte. Então se você vai realizar a edição do Enem 2019 e se inscrever no SiSU, provavelmente será convocado para o curso escolhido em janeiro de 2020, na primeira chamada, caso tenha atingido a nota mínima e tenha sido selecionado.

O resultado do SiSU pode ser consultado através da internet, por meio do site do sistema. Para ajudá-los, elaboramos um passo a passo bem simples de ser executado.

Geralmente o resultado SiSU é disponibilizado para consulta individual no boletim do candidato, porém, a lista-também pode ser consultada nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161

Confira a seguir o passo a passo para consultar o resultado SiSU:

RESULTADO SISU 2019


Passo 1: Acesse o site oficial do SISU através desse endereço: www.sisu.mec.gov.br.


Passo 2: Quando a página carregar totalmente, clique em “Ver meu Boletim”. Em seguida, será necessário informar o seu número de inscrição e a senha utilizados no Enem. Depois de preencher todos os campos, clique em “Entrar no SiSU”.


Passo 3: Pronto! Agora você poderá visualizar a sua classificação parcial para os cursos escolhidos. Caso você tenha sido selecionado, o seu nome será mencionado na lista de chamada e, então, terá um prazo para confirmar o interesse no curso selecionado.


Se você foi selecionado na primeira chamada, muito bem! Se não, aguarde mais um pouco, pois em alguns dias após a publicação da primeira lista, a segunda chamada será divulgada. Se infelizmente você não teve sorte com a segunda lista, ainda pode manifestar interesse na lista de espera e aguardar.

Resultado SISU primeira chamada

O candidato selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que fique atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

Resultado SISU segunda chamada

O candidato selecionado na segunda lista, em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, pode manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção – por desistência de candidatos selecionados, por exemplo, a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

O candidato selecionado deverá conferir o prazo para matrícula no cronograma do SiSU e verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula.

Nota de Corte SISU 2019

A nota de corte do Sisu, de maneira resumida, é a nota mínima exigida pelos cursos disponibilizados no sistema. Algumas universidades poderão escolher pesos diferentes para as notas obtidas nas áreas de conhecimento do Enem, por isso é preciso pesquisar bastante os cursos oferecidos para saber se as suas notas são compatíveis com o curso desejado.

RESULTADO SISU 2019

As notas de corte são atualizadas toda madrugada durante o período de inscrições. Basicamente, as melhores notas ocuparão as vagas em ordem. Contudo, o SiSu separa 50% das vagas disponíveis para estudantes que realizaram o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino, e que, preferencialmente, sejam negros, pardos ou indígenas.

É importante ressaltar que nem sempre a nota obtida através do Enem será o critério para atingir a nota de corte. Por exemplo, se um curso de Medicina atribuir um peso 2 a prova de Matemática e suas Tecnologias, a plataforma fará um novo cálculo e a sua nota de corte será mudada de acordo com as novas exigências.

Lista de espera SISU

A lista de espera do SiSU é uma ferramenta que pode ser utilizada para todos os participantes que não foram convocados nas chamadas regulares. Dessa forma, se você se inscreveu em um curso e não foi chamado, poderá demonstrar interesse em participar da lista.

RESULTADO SISU 2019

Se algum candidato não confirmar o interesse ou desistir da vaga, o SiSU fará o chamado dos participantes com as melhores avaliações na lista. A participação da lista é restrita apenas para a primeira opção de curso.

É necessário o candidato se certificar de que a participação foi confirmada. Finalizada a manifestação de interesse, o sistema emitirá mensagem de confirmação.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

 


Você que está querendo saber quando sai o resultado SISU 2019, não deixe se seguir as dicas informadas nesse conteúdo. Se ficou alguma dúvida pendente, deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos dar um retorno.  Nós desejamos boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *