O QUE É O SISU 2019 – SAIBA COMO SE INSCREVER

Afinal, o que significa Sisu e, mais importante ainda, para que serve o Sisu? Muita gente está fará o Enem esse ano e não sabe o que é o SISU 2019. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame realizado anualmente e que reúne, em cada edição, milhões de participantes em toda edição.

Isso acontece, em grande parte, pelo fato de que a nota no Enem pode ser utilizada em programas do Governo Federal que concedem bolsas de estudos gratuitas para instituições públicas e privadas de ensino superior.

Um desses programas é o Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu. E no conteúdo a seguir você poderá conferir mais informações e as principais dúvidas acerca do programa. Você sabe o que é Sisu?

O que é o SISU 2019?

O Sisu 2019 é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC), cujo o principal objetivo é permitir que instituições públicas de ensino superior possam oferecer bolsas de estudo em milhares de cursos de graduação em várias regiões do Brasil.

O QUE É O SISU 2019

Isso faz com que milhares de estudantes participem, todos os anos, dos processos seletivos que são organizados pelo sistema. Os candidatos com as melhores notas são os selecionados para as vagas. Quem não foi selecionado na primeira chamada, será possível participar da lista de espera.

Quem pode participar do SISU?

Qualquer pessoa que tenha realizado a última edição do Enem e ter tirado nota maior do que zero nas edições poderá se inscrever. É um programa criado para atender todos os participantes que realizam o Enem como uma forma de ingressar no ensino superior.

Até mesmo os candidatos que já tenham sido contemplando anteriormente por bolsas através do sistema poderão se inscrever. Contudo, a maioria dos cursos possuem notas mínimas para ingresso, então para os participantes que tiraram notas abaixo de 560, por exemplo, as chances de conseguir participar de um processo seletivo é bem difícil.

Como se inscrever no Sisu 2019

O período de inscrições Sisu 2019 é aberto alguns dias depois da divulgação do resultado oficial do Enem. A partir dessa data, as inscrições para o sistema são liberadas. E, como visto a seguir, qualquer pessoa que tenha realizado a última edição do Enem e tenha tirado uma nota superior a zero poderão se inscrever e participar do processo seletivo.

Confira a seguir todos os passos necessários para você se inscrever no Sisu através do site:

O QUE É O SISU 2019


Passo 01. Entre no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) e depois clicar em “Fazer inscrição”. Nesse momento, será necessário informar o número da matrícula e a senha utilizados para acessar o resultado do Enem e, depois, clicar na figura correspondente. Quando preencher todos os campos, clique em “Entrar no Sisu”.


Passo 02. Agora será necessário pesquisar as opções e escolher até dois cursos, por ordem de prioridade. Antes de escolher, é aconselhável visualizar a nota de corte necessária para realizar a sua participação. Depois de realizar as escolhas, será necessário confirmar o interesse. Essas opções podem ser alteradas enquanto as inscrições estiverem abertas.


Passo 03. A divulgação do resultado é realizado em Janeiro e, caso tenha sido selecionado, o candidato deverá confirmar o interesse no curso e realizar a matrícula na instituição que está ofertando a bolsa de estudos.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Caso não tenha sido selecionado na primeira chamada, é possível demonstrar interesse em participa da lista de espera e assim obter uma nova chance.

Como funciona a nota de corte

O QUE É O SISU 2019A Sisu nota de corte dos cursos é estipulada de acordo com o número de pessoas interessadas e na dificuldade daquele curso. É por isso que muitos cursos possuem notas de corta baixas, enquanto outros, como medicina, odontologia, engenharia e veterinária, por exemplo, possuem notas de corte mais altas.

A nota de corte Sisu 2019 é atualizada diariamente e leva em consideração a média do número de participantes e da concorrência. Por isso é importante ficar de olho para se certificar que ainda possui chances de concorrer com a nota obtida no Enem.

Como Sisu calcula nota Enem

Além de saber o que é Nota de Corte Sisu, é necessário entender também como funciona o cálculo da nota de corte.

O Sisu utiliza o cálculo da nota de corte (menor nota para o inscrito ficar entre os potencialmente selecionados) para que o candidato tenha uma referência de monitoramento que o auxilie durante o período de inscrição Sisu 2019 Para isso são utilizados dados de cada curso com base no número de vagas disponíveis mais o total de candidatos que se inscreveram naquele curso, por modalidade de concorrência.

É importante frisar que a nota de corte é só uma referência para ajudar o candidato no monitoramento de sua inscrição. A nota de corte não possui qualquer  garantia de seleção para a vaga oferecida. O sistema do Sisu não trabalha com cálculo em tempo real e a nota de corte é atualizada com base nas notas dos inscritos. A nota de corte só será divulgada pelo site Sisu partir do segundo dia após o inicio das inscrições.

O Sisu também disponibiliza a nota de classificação parcial. Ainda dentro do período de inscrição Sisu, o candidato pode consultar, utilizando o seu boletim, a nota da sua classificação parcial na opção de curso desejado. A classificação parcial é calculada com base nas notas dos participantes inscritos dentro da mesma opção. Portanto, é somente uma referência e pode ser acompanhada pelo estudante durante o prazo em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista dos candidatos selecionados. Ainda no boletim de acompanhamento do Sisu, os candidatos poderão consultar a sua classificação e o resultado final.

Como consultar o resultado

O resultado do Sisu é divulgado no mês de Janeiro e podem ser visualizados no próprio site do sistema. O participante deverá acessar o portal, informando o seu número de inscrição e a senha utilizados para se cadastrar no Enem.

O QUE É O SISU 2019

Ao entrar no portal será possível visualizar o resultado. E caso o candidato tenha sido selecionado, o Sisu enviará uma mensagem e a instituição entrará em contato para dar um prazo e maiores orientações para o candidato realizar a sua matrícula.

Como funciona a lista de espera

A lista de espera Sisu 2019 funciona como um cadastro de pessoas interessadas em realizar determinados cursos, mas que não possuíram a avaliação necessária para serem selecionada nas chamadas regulares.

O QUE É O SISU 2019

Dessa forma, os participantes têm uma segunda chance de participar novamente no processo seletivo e concorrer as vagas.

Grande parte dos cursos ficam com vagas Sisu remanescentes, seja por conta de desistências ou pelo fato de alguns candidatos não terem realizado duas matrículas a tempo.

Essas informações são necessárias para qualquer pessoa saber, entender e acompanhar, definitivamente, o que é o Sisu 2019. Para os candidatos ao Sisu 2019, desejamos boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *