LISTA DE ESPERA SISU 2019 – SAIBA COMO FUNCIONA

Além da chamada regular, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) oferece a possibilidade dos participantes manifestarem interesse em integrar a lista de espera Sisu 2019 e, assim, ter uma segunda chance de conseguir a vaga em um dos cursos desejados. Caso você não tenha sido selecionado em um primeiro momento, não fique desanimado!

Muita gente acaba desistindo do curso e acaba escolhendo outro, e isso acaba gerando as vagas ociosas. O Sisu, por sua vez, realiza a segunda chamada para preencher as vagas remanescentes. E aí que você entra!

Para quem não foi chamado pela primeira vez, essa é uma oportunidade de ouro de conseguir uma bolsa de estudos em uma das instituições de prestígio por meio do SiSu 2019. Saiba mais a seguir!

Como funciona a Lista de Espera Sisu 2019

A lista de Espera  é um recurso utilizado pelo sistema para ocupar as vagas remanescentes que não foram ocupadas pelos demais candidatos durante a primeira chamada. Isso acontece por diversos fatores, seja por desistência, pelo aumento da nota de corte entre outros fatores que podem fazer com que uma pessoa desista ou, simplesmente, escolha outro curso para fazer, deixando o que era “sua vaga” disponível para outros participantes.

LISTA DE ESPERA SISU 2019

Você sabe como funciona a lista de espera do Sisu? Assim que a primeira chamada SiSu é realizada, os candidatos aprovados terão um prazo para confirmar o interesse no curso escolhido e para realizar a matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa de estudos. Quem não realizar essas ações dentro do período estipulado, perderá a chance de ocupar aquela vaga desejada.

Se você não foi selecionado em nenhuma das opções na chamada regular (a primeira ou segunda opção), ou foi selecionado para a segunda opção, você poderá participar da lista de espera Sisu.

Caso tenha passado na lista regular para a segunda opção e efetuado a matrícula, ainda assim poderá se candidatar para a lista de espera Sisu 2019. É importante atentar que a participação para concorrer a uma das vagas está limitada à primeira opção de curso do escolhida pelo candidato.

Dessa maneira, os participantes que desejam obter uma bolsa de estudos poderão demonstrar interesse em participar da Sisu lista de espera. Assim que rolar uma nova chamada, os participantes com as melhores notas serão convocados a preencherem as vagas que sobraram. E, então, terão um prazo para confirmar o interesse e realizar a matrícula na instituição que está ofertando o curso.

É fundamental que o candidato se certifique de que a participação foi confirmada no sistema. Após confirmar o interesse, o site emitirá mensagem de validação.

Na lista de espera do Sisu, a chamada dos candidatos para realização das matrículas é feita pela própria instituição do curso escolhido. Assim, é  de suma importância que o candidato acompanhe de perto, as convocações do dia e horário para matrícula na respectiva Instituição.

Como se inscrever na Lista de Espera Sisu

Os interessados que desejam participar da lista de espera do SiSu 2019 deverão ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tirado uma nota superior a zero na redação. Além disso, a lista é destinada para os candidatos que não conseguiram ingressar no curso desejado durante a chamada regular.

Dessa maneira, podemos dizer que podem participar todos os participantes que não foram chamados em nenhuma das opções da primeira chamada, e aqueles que foram selecionados na segunda opção. Nessa situação, os candidatos poderão participar da lista de espera apenas para a primeira opção de curso.

Para participar, o candidato deverá:

LISTA DE ESPERA SISU 2019


Passo 01: Entrar no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) e, na opção “Meu boletim”,


Passo 02: Clicar na opção correspondente a lista de espera, presente logo abaixo do nome do curso.


Passo 03: Assim que a manifestação de interesse em integrar a lista de espera for realizada, o sistema enviará uma mensagem confirmando a sua participação.


Dessa forma, os selecionados deverão ir até a instituição realizar a sua matrícula dentro do prazo estabelecido pela Instituição.

Como consultar Resultado Sisu

O resultado do Sisu é divulgado através da lista de selecionados, geralmente divulgada no mês de Janeiro do ano posterior. Por exemplo, se você realizou o Enem na ultima edição e se inscreveu no Sisu , então o resultado sobre a sua inscrição será divulgada no final de Janeiro do mesmo ano.

Os resultados são divulgados na própria página do sistema e para acessá-lo, basta possuir uma boa conexão com a internet e um dispositivo, como um computador ou notebook, para visualizar essa informação.

Confira, a seguir, um passo a passo mostrando tudo que deve ser feito para consultar o resultado lista de espera Sisu 2019:

LISTA DE ESPERA SISU 2019


Passo 1: Para ter acesso ao Sisu lista de espera 2019, você irá abrir uma nova aba em seu navegador e no campo de endereços, vai digitar: sisu.mec.gov.br/ e aperte o Enter para carregar a página.


Passo 2: Em seguida, será necessário clicar na opção “Meu Boletim” e, depois disso, inserir o número de inscrição e a senha utilizados para acessar o Enem, além de indicar a imagem de segurança que está aparecendo. Depois de preencher todos os campos, clique em “Entrar no Sisu”.


Passo 3: Agora você poderá conferir o resultado do Sisu e se foi selecionado para o curso desejado. Caso não tenha sido, clique na opção para demonstrar interesse em participar da lista de chamada e espere pela segunda chamada.


Como efetuar matrícula

LISTA DE ESPERA SISU 2019Caso o participante tenha sido selecionado, ele terá um prazo para confirmar o seu interesse e realizar a matrícula no curso desejado na instituição que está oferecendo a bolsa de estudos.

A primeira coisa a ser feita é visualizar quais são os documentos necessários para realizar a matrícula. Em seguida, o participante deverá ir até a instituição dentro do prazo estabelecido com os documentos em mãos e realizar a sua matrícula.

Assim que o candidato for selecionado pelo Sisu 2019, o sistema mandará uma mensagem dando todas as orientações necessárias para o candidato ingressar no curso pelo qual foi selecionado.


Desejamos boa sorte e que você conseguir obter a vaga tão desejada através da lista de espera SiSu.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *