INSCRIÇÃO SISU 2019 – SAIBA COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

O processo do Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como inscrição SiSu 2019, é um programa administrado pelo Ministério da Educação (Mec). O sistema informatizado possibilita que instituições públicas site ensino superior de todo o Brasil através do site.

Dessa maneira, quem fez a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá se inscrever no programa, desde que ela possua a pontuação necessária para concorrer as vagas no curso desejado.

Como muitos participantes do Enem realizam o exame para entrar em uma universidade de prestígio, no conteúdo a seguir trouxemos informações para sanar todas as suas dúvidas sobre as bolsas de estudos oferecidos por meio do SiSu 2019.

Requisitos para se inscrever no SISU

Basicamente, qualquer pessoa que tenha feito a última edição do Enem poderá realizar a sua inscrição do SiSu 2019, e, assim, concorrer a uma das bolsas de estudos ofertadas por centenas de universidades públicas em todo o país.

INSCRIÇÃO SISU 2019

Contudo, para se tornar apto a integrar ao SiSu, o candidato deverá:

  • Ter realizado o Enem;
  • Tirar uma nota superior a zero na redação.

É preciso, portanto, guardar a sua senha e o número de inscrição no Enem (o número de inscrição pode ser acessado no cartão de confirmação), pois essas informações serão necessárias para realizar a sua inscrição no sistema de seleção.

Cada curso presente no sistema possui uma nota de corte necessária para concorrer as vagas. Algumas instituições separam algumas vagas para políticas afirmativas, enquanto outras dão bônus em cima de sua nota de acordo com algumas características que podem ser visualizadas no próprio site do programa.

Inscrição Sisu 2019

As inscrições no SISU são gratuitas, não sendo necessário pagar nenhuma taxa para se inscrever, e só pode ser realizada no próprio site do sistema. As inscrições são abertas, geralmente, alguns dias depois da divulgação oficial das notas do Enem.

Os cursos podem exigir uma nota mínima para poder se inscrever, por isso é preciso pesquisar bastante os cursos para encontrar as melhores opções de acordo com a sua avaliação.

Confira, a seguir, um passo a passo mostrando todas as etapas para você se inscrever no SiSu:

INSCRIÇÃO SISU 2019


Passo 1: Quando as inscrições para o programa estiverem abertas, os participantes deverão acessar o site do SiSu através do endereço a seguir: sisu.mec.gov.br. Clique em se inscrever no botão que aparece no topo da página.


Passo 2: Na tela de inscrição os participantes deverão escolher até duas opções de cursos por ordem de prioridade. Ou seja, a primeira opção é aquele curso que você deseja muito fazer e, a segunda, aquele curso “secundário”, caso não passe pelo primeiro.

No próprio site do SiSu é possível visualizar todos os cursos disponibilizados, assim como suas notas de corte, especificações, detalhes e quais instituições estão oferecendo-os.


Passo 3: As notas de cortes e a classificação parcial serão divulgadas no final do ano. O participante poderá acompanhar as notas para avaliar suas chances de conseguir uma vaga no curso desejado. O resultado para a chamada final será divulgado em Janeiro do ano seguinte. Até lá, é possível mudar a opção do curso de acordo com as suas preferências.


Resultado Sisu 2019

O resultado do Sisu 2019 é divulgado, geralmente, no mês de Dezembro, e o programa abre as inscrições durante dois períodos do ano: sempre no início de cada semestre letivo. Para consultar o resultado parcial da seleção, o candidato deverá acessar o site do sistema.

Para ajudá-los nesse processo, veja a seguir algumas dicas sobre o que deve ser feito para saber do resultado de sua Sisu inscrição:

INSCRIÇÃO SISU 2019


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço do site do Sisu no campo indicado (sisu.mec.gov.br/sisu).


Passo 2: Assim que a página carregar, clique na opção “Ver meu boletim” e insira o número de inscrição do Enem da edição passada e a senha utilizada para acessar a Página do Participante no portal do Inep. Depois de preencher os campos com as informações solicitadas, clique na imagem indicada e depois em “Entrar no SiSu”.


Passo 3: Pronto! Agora será possível saber se a sua inscrição foi selecionada para os cursos desejados. Caso positivo, você será convocado na lista de chamada realizada no dia 26 de Janeiro. Caso negativo, é possível entrar na lista de espera e aguardar pela segunda chamada.


Como funciona Nota de Corte

Basicamente, as notas de corte são o limite mínimo para você poder se inscrever em um curso. Cada curso possui suas notas de corte, e o candidato precisa atingir esse limite mínimo para poder se inscrever.

INSCRIÇÃO SISU 2019

Quem possuir a maior avaliação conseguirá uma vaga e aqueles que atingirem as menores notas ficarão para a próxima chamada (caso houver desistência). Alguns cursos oferecem politicas afirmativas que dão bônus em notas para candidatos que se enquadrarem nessas políticas.


Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito da inscrição Sisu 2019 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos lhe responder o mias breve possível. Boa Sorte!!