Cronograma SISU Segundo Semestre → CONFIRA

Todas as universidades públicas federais participam do SISU 2019, é nele determinado o número de vagas destinadas para alunos que concluíram o ensino médio em rede de ensino público e querem em 2019 iniciar o ensino superior. O SISU é gerenciado pelo ministério da educação e tem seu processo seletivo iniciando em uma única etapa de inscrição.

A tão esperada oportunidade de uma vaga no ensino superior público pode ser alcançada no SISU 2019, porém para isso é importante que o aluno esteja atento tanto nos estudos para fazer uma boa prova no Enem quanto no cronograma 2019 do SISU, vamos detalhar todo o cronograma do ano que está para chegar à frente.

Para poder se inscrever no SISU o candidato deverá ter realizado o Enem do ano anterior e não poderá ter zerado a redação

Cronograma SISU 2019

O período de inscrições ocorrerá entre os dias 22 e 25 de janeiro, as notas de corte do SISU também serão divulgadas nesse período. Para realizar a inscrição no programa é necessário entrar no site do MEC e fazer o login, com usuário e senha cadastrados no Enem.

O aluno deverá escolher dois cursos de sua preferência e a medida que o ponto de corte for sendo divulgado, sua classificação será atualizada, caso perceba que sua nota não será suficiente, poderá alterar a opção de curso, mas é bom destacar que seja em uma área que o candidato goste, se não, o melhor é tentar no ano seguinte.

No dia 28 de janeiro será divulgado o resultado da primeira chamada do programa, o resultado está ligado diretamente com a nota no Enem, o aluno chamado, caso já esteja estudando em uma universidade pública, não poderá adquirir as duas bolsas aos mesmo tempo.

CRONOGRAMA SISU 2019

Ou seja, deverá escolher uma delas, caso decida pela vaga recém conquistada, o estudante poderá preparar a documentação necessária para ser apresentada nas instituições de ensino.

Do dia 28 de janeiro ao dia 04 de fevereiro o candidato que não tiver seu nome convocado na primeira chamada poderá solicitar participação na lista de espera do SISU 2019.

Entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro o candidato convocado na primeira chamada deverá fazer sua matrícula, o prazo de matrícula pode ser estendido caso a instituição de ensino assim decidir. No dia 07 de fevereiro ocorrerá a convocação dos candidatos na lista de espera.

Cronograma SISU 2019 Segundo Semestre

O funcionamento do SISU 2019 do segundo semestre ocorre da mesma maneira que o do primeiro, porém com um número menor de vagas disponíveis, assim como no primeiro semestre o aluno deverá ter feito o Enem do ano anterior e não poderá ter zerado a redação, todos os procedimentos padrões de acompanhamento do ponto de corte e documentos necessários para apresentação seguem iguais aos da primeira chamada.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Segue a seguir o cronograma do segundo semestre do SISU 2019:


01. Do dia 12 ao 16 de junho se inicia o período de inscrições, as notas de corte serão divulgadas nos dias 13, 14 e 15 de junho a partir de 0h.


02. No dia 18 de junho sairá a chamada regular, com os alunos selecionados. De 22 a 27 de junho o candidato poderá participar da lista de espera e entre os dias 22 e 28 de junho irá fazer sua matrícula na instituição onde tiver conseguido aprovação.


Cronograma de Bolsas Remanescentes

As vagas remanescentes é mais uma oportunidade do aluno não convocado na chamada regular ter a chance de conseguir sua vaga no ensino superior público.

Essas vagas acabam sobrando por causa de candidatos que desistem ou deixam de apresentar algum documento necessário no processo de inscrição, obviamente que as vagas oferecidas não são muitas, porém é uma luz no fim do túnel para alguns alunos que ainda não foram selecionados.

 

CRONOGRAMA SISU 2019

Não existe um cronograma exato para seleção de alunos das vagas remanescentes, o que o candidato que não foi selecionado na primeira e segunda chamada deve fazer é declarar interesse em se manter na lista de espera, assim, logo após todo o processo regular acontecer.

O MEC divulgará a lista de selecionados que estavam em espera, para essa lista é importante o candidato ficar sempre ligado nas mídias digitais do MEC para não perder uma possível vaga.


Todo o processo de inscrição e acompanhamento do SISU 2019 via site é bem simples, cabendo ao candidato ter em mente todo o cronograma anual do programa para não se perder e ficar atento na documentação necessária para se matricular.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cronograma SISU Segundo Semestre → CONFIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *