CRONOGRAMA SISU 2019 – Confira todas as datas agora!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular. E os participantes do ENEM, este ano, devem se atentar para a divulgação do Cronograma SISU 2019.

O processo seletivo deste programa é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano.

Elaboramos o texto a seguir com o intuito de ajudar os estudantes brasileiros que tem interesse em saber como será o Cronograma do Sisu deste ano. Portanto, continue acompanhando o conteúdo e não deixe nenhuma data passar despercebida. Vamos lá!

Como funciona o SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema totalmente informatizado que recupera a nota do Enem e seleciona quem são os melhores candidatos para uma mesma vaga, turno, curso e universidade. O processo funciona da seguinte forma:

O candidato faz a inscrição pela internet no site oficial do programa, utilizando o mesmo número de inscrição e senha do Enem – lembrando que são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do Enem.

Cada candidato pode selecionar duas opções de curso dentro das vagas disponíveis em instituições públicas. Após escolher as duas opções de curso, o participante também deve selecionar a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.

CRONOGRAMA SISU 2019

Enquanto estiverem abertas as inscrições, os candidatos podem consultar qual é a nota de corte, que é a menor nota do Enem possível para entrar naquela vaga. Dependendo da nota de corte, o participante pode optar por continuar disputando aquela vaga, ou tentar algum outro curso.

Poucos dias depois do término das inscrições, o participantes podem consultar o resultado do Sisu na página oficial do Programa e devem fazer a matrícula na universidade escolhida para garantir a sua vaga. Alguns cursos podem exigir provas complementares, de Habilidades Específicas, por exemplo.

Caso sobrem vagas, quem não passou nas duas chamadas regulares pode se inscrever para a Lista de Espera. Se interessou? Os candidatos que fizeram o Enem 2018 podem se inscrever no Sisu 2019. Os mesmos devem ter obtido na redação nota que não seja zero.

Cronograma SISU 2019

CRONOGRAMA SISU 2019

Abaixo disponibilizaremos o Cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Atente-se à todas as datas, afinal, se preparar com antecedência para o programa pode fazer muita diferença no resultado. As datas para o primeiro semestre de 2019 são as seguintes.

Confira:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

  • Do dia 23/01 a 26/01 é o período de inscrições. As notas de corte serão divulgadas no dias 24, 26 e 31 de dezembro de 2018.
  • No dia 29/01 ocorre o resultado da chamada regular.
  • Do dia 29/01 ao 07/02 é o prazo para participar da lista de espera.
  • Do dia 30/01 ao 07/02 é o período para matrícula da chamada regular.
  • E no dia 09/02 é a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

O cronograma para o segundo semestre de 2019 é:

  • 12/06 a 15/06 – Período de inscrições. As notas de corte vão ser apresentadas nos dias 13,14 e 15 de junho a partir de 0h;
  • 18/06 – Resultado da chamada regular;
  • 22/06 a 27/06 – Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 22/06 a 28/06 – Matrícula da chamada regular.

Cronograma SISU 2019 bolsas remanescentes

E para os candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares do Sisu, ainda existe a possibilidade de contar com as bolsas remanescentes do programa. O cronograma para estas bolsas do primeiro semestre de 2019 ficará na seguinte maneira:


  • 29/01 a 01/02 – Período de inscrições. As notas de corte vão ser apresentadas nos dias 30,31 e 1 de fevereiro a partir de 0h;
  • 02/02 – Resultado da chamada regular;
  • 02/02 a 07/02 – Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 05/02 a 07/02 – Matrícula da chamada regular;
  • 09/02 a 30/04 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

O cronograma de bolsas remanescentes do segundo semestre de 2019 é:

  • 12/06 a 15/06 – Período de inscrições. As notas de corte vão ser apresentadas nos dias 13,14 e 15 de junho a partir de 0h;
  • 18/06 – Resultado da chamada regular;
  • 22/06 a 27/06 – Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 22/06 a 28/06 – Matrícula da chamada regular.

Como vimos, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) já beneficiou e continua beneficiando milhares de estudantes todos os anos. Suas bolsas de estudos são oportunidades perfeitas para os candidatos do Enem que desejam ingressar em uma Universidade de Ensino Superior pública de qualidade.

Acompanhando o Cronograma SISU 2019 divulgado acima, você conseguirá melhor se organizar para participar do programa. E caso tenha ficado com algum tipo de dúvida relacionada ao assunto, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Boa sorte e bons estudos!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

CRONOGRAMA SISU 2019 – Confira todas as datas agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *