Como funciona o Sisu 2019 – Inscrições, Notas de Corte, Resultado

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, o MEC, pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo SISU 2019 é todo automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os participantes. O SISU acontece duas vezes por ano e a participação é totalmente gratuita.

Neste artigo, você vai saber como funciona o Sisu 2019, além de obter informações sobre inscrições, notas de corte e resultado. Fique conosco nas próximas linhas.

Como funciona o Sisu 2019?

No períodos das inscrições Sisu 2019, o candidato só pode escolher, por ordem de preferência, até duas opções das vagas ofertadas pelas instituições de ensino participantes do Sisu. Neste momento, você também deve decidir se vai concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelas vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Como funciona o Sisu 2019

Ao finalizar o processo de inscrição, o sistema Sisu 2019 seleciona de forma automática os candidatos mais bem classificados em cada curso, conforme suas notas do ENEM .

Se a nota do participante possibilitar a classificação em suas duas escolhas, ele será selecionado em sua primeira opção. Serão considerados selecionados apenas os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu 2019 em cada curso, por modalidade de concorrência.

Os candidatos precisam ficar atentos às chamadas, pois terão um prazo determinado para efetuar a matrícula na instituição e logo após deste processo, confirmar a ocupação de sua vaga.

Inscrições Sisu 2019

Para se inscrever no Sisu 2019 os candidatos precisam ter feito o Enem do ano anterior e não ter tirado zero na redação. É bom lembrar que algumas instituições adotam notas mínimas ou médias mínimas para a inscrição em determinados cursos. Nessa situação, se a nota do candidato não atingir o que for determinado pela instituição, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Notas de Corte Sisu 2019

Como funciona o Sisu 2019A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. Esta nota de corte é calculada pelo Sisu uma vez por dia, durante o período de inscrição, para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

É bom que o candidato fique ciente que a nota de corte Sisu 2019 não é garantia de seleção para a vaga ofertada. O cálculo não é feito em tempo real e a nota de corte é alterada conforme a nota dos inscritos.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

No período de inscrição no Sisu, o você pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Logo, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

Resultado Sisu 2019

No site Sisu 2019 em http://sisu.mec.gov.br/, no boletim do candidato, você pode consultar seu resultado Sisu. Além do site, o candidato também pode entrar em contato com as instituições participantes ou com a Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Como funciona o Sisu 2019

O candidato selecionado pelo Sisu deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e todos os procedimentos para a matrícula. Você confere o prazo para a realização da matrícula logo abaixo. Veja o cronograma Sisu.

22/01 a 25/01

  • Período de inscrições;

28/01

  • Resultado da chamada regular;

28/01 a 04/02

  • Prazo para participar da Lista de Espera;

30/01 a 04/02

  • Matrícula da chamada regular.
    Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio;

07/02

  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Caso você queira solicitar transferência de curso, o processo pode ser feito, mas é regulamentado pelas instituições participantes. Sendo assim, você deve buscar informações com a própria instituição de ensino sobre regras, prazos, documentação e procedimentos.


O Sistema de Seleção Unificada – Sisu é uma grande oportunidade. Através do Sisu é possível realizar o sonho de cursar um excelente curo em uma instituição de nível superior de qualidade. Esperamos que nossas dicas tenha ajudado você a chegar mais perto do ensino superior.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo e aguarde, pois responderemos assim que possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como funciona o Sisu 2019 – Inscrições, Notas de Corte, Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *